Certamente neste momento da sua vida, você já passou por muitos desafios. E, também tenho certeza de que superou muitos desses desafios, sejam eles financeiros, dificuldades familiares, perdas de pessoas que amava e tantas outras coisas difíceis
Mas, passar por todos esses desafios, para algumas pessoas, é um desastre. Elas acabam desistindo de sonhar e de acreditar que é possível viver uma vida mais realizada. São pessoas que adoecem e se tornam pessimistas.
Aqui um conselho: jamais tente convencer um pessimista que ele está errado. Observe que o discurso dele tem pelo menos uns 10 argumentos não somente para convencer-se mas, também para convencê-lo de que nada vai melhorar. Deixe o pessimista de lado, até porque pode ser que ele também o adoeça e convença você a desistir dos seus projetos de vida mais bonitos.
Quer fazer algo pelos pessimistas? Ore por eles e mantenha uma boa distância: ‘amargura contagia’.
Mas, o Brasil passa por um momento difícil. Caso você esteja tocado pelo pessimismo e ainda não se tornou um pessimista, procure algo que lhe faça bem (escolha as mais simples: são as mais eficientes). Não apenas retome a sua esperança. Principalmente, retome a sua vontade de viver, de fazer algo de bom pelas pessoas e por você mesmo.
Falando nisso: que tal fazer de 2018 um ano de realizações! Se aquele grande sonho ainda não pode ser conquistado, porque não conquistar algo menor e que também tem o poder de alegrá-lo? Um novo amor? Uma melhor convivência com seus pais? Uma vida mais tranquila com sua esposa? Um ano de mais sabedoria para conviver com seus filhos? Mudar a cor do seu apartamento? Seja o que for: sacuda o corpo e libere toda e qualquer energia negativa que esteja turvando os seus olhos.
Há tantas maneiras de vivermos melhor a nossa vida e sempre é a mesma receita: aprenda a viver melhor consigo mesmo!!!
Quero dar três dicas para você viver melhor neste ano de 2018:
Primeira: escolha algo que vai realizá-lo e comece a trabalhar para isso. Não tenha pressa, viva a sua vida como se cada dia fosse um passo. Aproveite cada passo, cada encontro, não somente com as pessoas que você mais ama, mas, também com essas pessoas que convivem no condomínio. Sempre é uma oportunidade de ‘se dar o melhor’ cada vez que encontramos alguém.
Lembre onde quer chegar, não permita que nenhum pensamento e nenhum acontecimento tire o seu foco. Se alcançar a sua meta antes do previsto, arranje a próxima meta. No meu consultório costumo dizer: ‘você já olhou para um nenê e como ele pode ir muito longe com pequenos passos? Dê o primeiro pequeno passo e siga à diante, sem olhar para trás.
Segunda: confie na vida. Mesmo que a sua vida seja repleta de desafios diários, reconheça que cada um deles está aí para fortalece-lo e não para derrubá-lo. A cada dia que você acorda para trabalhar, pode dizer internamente: ‘eu escolho confiar na vida’.
Lembre-se que o vento, a chuva, o sol, o frio e o calor, tudo fortalece a raiz da árvore. A natureza não joga contra a vida mas, sempre à favor: as variações fortalecem as raízes e com isso a árvore pode se expandir. O mesmo vale para você. E, antes que passe o que está acontecendo agora, aprenda e assim, sairá mais sábio a cada acontecimento. Não faça como os miseráveis: não desperdice vida; nenhum momento, inclusive os mais trabalhosos.
Terceira: mesmo que lhe custe muito, que você tenha que superar velhos vícios de pensar e de agir, mesmo que você não acredite que é possível: acredite que a sua vida e o seu destino estão em suas mãos. Você tem força para mudar o que precisa ser mudado, melhorar o que precisa ser melhorado. E, você não precisa fazer isso sozinho! Peça ajuda, converse, compartilhe o que está sentindo. Todo o ser humano tem o direito de sentir medo, dúvida, ansiedade e tristeza. Portanto, haverá outras pessoas como você passando por dificuldades como você. Aprenda a fazer a sua parte e aprenda a jogar em equipe. Você e sua esposa são uma equipe. Você e seus pais são uma equipe. Você e seus filhos são uma equipe. Você e seus vizinhos são uma equipe.
Saiba: oferecer ajuda é tão valioso quanto pedir ajuda. Há muita força nas duas atitudes.
Eu desejo para você e para todas as pessoas que você partilhar este texto um excelente 2018. Desejo que vocês se realizem e amadureçam a CONFIANÇA NA VIDA.
Postar um comentário